sábado, 20 de junho de 2009

Brincando com a Matemática
Acredito que os jogos em sala de aula, no ensino da matemática , além de ser uma ferramenta importante ,é um material lúdico, que leva os alunos ao raciocínio,os quais possuem grandes habilidades em colocar em prática sua capacidade de resolver o problema,e até mesmo pela competividade com seus coleguinhas de sala,não só de terminar primeiro ou ganhar,mas de conseguir chegar ao resultado correto.Mas que tudo isso seja concreto,é necessário que o professor saiba explorar,todos conhecimentos cognitivos do alunos.
A aplicação dos jogos , surge como oportunidade de socializar os alunos buscando cooperação mútua,participação de todos do grupo designado pela professora,mas para que isso aconteça,a atividade não pode ser desenvolvida de qualquer jeito,é preciso ter um planejamento organizado da parte do educador,tornando o jogo desafiador,traçar objetivos,metas e principalmente alcançá-las,regras que deverão ser cumpridas promovendo conduta de disciplina e ordem.
Elaine Cristina de Souza
Brincando com a Matemática
Acredito que os jogos em sala de aula, no ensino da matemática , além de ser uma ferramenta importante ,é um material lúdico, que leva os alunos ao raciocínio,os quais possuem grandes habilidades em colocar em prática sua capacidade de resolver o problema,e até mesmo pela competividade com seus coleguinhas de sala,não só de terminar primeiro ou ganhar,mas de conseguir chegar ao resultado correto.Mas que tudo isso seja concreto,é necessário que o professor saiba explorar,todos conhecimentos cognitivos do alunos.
A aplicação dos jogos , surge como oportunidade de socializar os alunos buscando cooperação mútua,participação de todos do grupo designado pela professora,mas para que isso aconteça,a atividade não pode ser desenvolvida de qualquer jeito,é preciso ter um planejamento organizado da parte do educador,tornando o jogo desafiador,traçar objetivos,metas e principalmente alcançá-las,regras que deverão ser cumpridas promovendo conduta de disciplina e ordem.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

JOGOS E BRINCADEIRAS: FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

JOGOS E BRINCADEIRAS: FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICOUm dos temas mais discutidos e abordados, ultimamente, é a qualidade da Educação, principalmente no que diz respeito ao ensino da disciplina de matemática. Estudos comprovam que a utilização dos jogos e brincadeiras facilitam a construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem. Os alunos interagem mais, cooperam mais, desenvolvem o espírito de colaboração, enfim eles se envolvem mais à medida que se tem uma situação problema a ser resolvida.O processo de ensino da disciplina de matemática não é estático e nem estagnado, portanto não se dá de maneira pronta e acabada está em constante movimento. Para trilharmos o caminho, antes de qualquer coisa, é preciso responder algumas perguntas fundamentais como: O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? só então depois de termos respondido a estas questões e ter claro os objetivos a serem alcançados, poderemos traçar um caminho através de um conjunto de ações didáticas e contextualizadas.Uma ferramenta importante é a utilização dos jogos e brincadeiras na construção de conhecimento de matemática, porém é de suma importância saber qual é a intenção do professor e deixar claro para os alunos quais serão os objetivos que deverão ser alcançados.O jogo, para a criança, segundo Leontiev (l988), tem por finalidade a participação, com isto todas as crianças participam deste processo, interagindo, pois terão o desafio de resolver problemas concretos. Assim, as ações didáticas são contextualizadas e são significativas para estes alunos, vão construindo o seu próprio conhecimento à medida que vão vivenciando, participando, experimentando...A união entre o jogo e a resolução de problemas está intimamente ligada à intenção do professor. Quando a criança brinca, ela defronta com os desafios e os problemas devendo constantemente buscar soluções para as situações a ela colocadas.Assim sendo, não se pode negar a importância dos jogos e das brincadeiras para a construção do conhecimento matemático, pois os alunos aprendem a matemática brincando, vivenciando, experimentando, interagindo, à medida que os mesmos tem uma situação problema para ser resolvida. Para que estas atividades tenham êxito é fundamental que haja a intencionalidade por parte do professor, que os jogos e as brincadeiras sejam contextualizadas e, principalmente, que sejam significativas para estes alunos, evitando assim, que eles sejam um mero reprodutor de conceitos, que apenas memorizem os conceitos e conteúdos sem saber aplicar no seu dia a dia, proporcionado a eles um ambiente agradável, estimulando a participação de todos, desenvolvendo neles o espírito de cooperação e colaboração, afinal de contas, aprender matemática é mais do que contar....

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"A imporância dos jogos e brincadeiras para a construção do conhecimento matemático"

De acordo com a bibliografia indicada, as leituras dos PCNs e dos RCNs, o documentário assistido e principalmente pela atividade aplicada, pude perceber que ensinar matemática aos alunos através da ludicidade de brincadeiras e jogos torna a aula mais produtiva e prazerosa.
Por que as aulas teóricas muitas vezes acabam dispersando a aula e os alunos, que por sua vez, acabam se desmotivando e não entendendo o conteúdo.
Já quando usamos jogos e brincadeiras durante a aula (mesmo que seja para demosrar o conteúdo que foi dado durante a aula teórica), percebemos que os alunos demonstram maior interesse, participam mais e tem uma dedicação muito maior pela aula.

domingo, 14 de junho de 2009

Brincando com a Matemática

A matemática está na nossa vida desde muito cedo, tendo como exemplo quando ensinamos nossos filhos ou sobrinhos a contarem até dez, quando eles nem aprenderam direito a falar a língua portuguesa ou quando ensimos as crianças a contarem em outras línguas, o inglês por exemplo. Queremos que as crianças tenham contato com a matemática e isso de certa forma é inconsciente até para nós adultos.A criança geralmente quando entra na vida escolar já tem seus conhecimentos prévios da matemática , a diferença é que a prática dela é muito diferente da teoria imposta em sala de aula, ou seja , o ensino da matemática se torna um martírio tanto para aluno quanto para professor, citando Smole "... a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ela pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer as interferência no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas."O professor deve tornar as aulas de matemática agradável e convidativa, planejando- as, fazendo com que as crianças compreendam e usem o que aprenderam no seu dia a dia e não fiquem somente na educação bacária, e para isso o professor tem que usar as diferentes formas de ensinar matemática como jogos lúdicos, cartas de baralho, trabalhos fora de sala de aula, como ir ao supermarcado e fazer pesquisas de preço por exemplo.Desta forma a matemática será prazerosa e fará sentido aprende-la.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

O A IMPORTANCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULAENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA, MOSTRA QUE MUITOS ALUNOS, NÃO GOSTAM DESTA DISCIPLINA. OS PROCEDIMENTOS USADOS POR MUITOS PROFESSORES, SEMPRE FORAM MECANIZADOS, OS ALUNOS FAZIAM SEM ENTEDÊ-LOSE CONSEQUENTEMENTE, SEM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.HOJE, ENTENDE-SE QUE A MATEMÁTICA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A LEITURA E A ESCRITA, FAZENDO PARTE DA NOSSA VIDA. QUANDO ACORDAMOS, OLHAMOS PARA O RELÓGIO, NO CALENDÁRIO PARA SABERMOS O DIA DO MÊS, ESCREVER NÚMERO DE TELEFONE, FAZER COMPRAS ETC.HOJE NA ESCOLA, O ENSINO DE MATEMÁTICA É VOLTADO PARA A VIDA DIÁRIA, PARTE-SE DE FATOS REAIS E DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS PARA QUE SE EFETIVE APRENDIZAGEM/ENSINO. ESTA APRENDIZAGEM AUXILIA O ALUNO NÃO APENAS NOS “PROBLEMAS” ESCOLARES, MAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.O CONHECIMENTO MATEMÁTICO É CONSTRUIDO PELA CRIANÇA DESDE CEDO. ELAS DIVIDEM DOCES, BALAS ,BRINQUEDOS,FIGURINHAS ETC.O PROFESSOR DEVE APROVEITAR ESTE CONHECIMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES QUE VALORIZE O ALUNO. IDENTIFICANDO SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, PARA QUE ELE EXPONHA SEU RACIOCÍNIO, APROVEITANDO ESTE IMPORTANTE MOMENTO DE EXPRESSÃO DO ALUNO, PARA REDIRECIONAR O CONTEÚDO, PARA NOVOS CONHECIMENTOS, FAZENDO CONEXÃO NO SEU COTIDIANO E VALORIZANDOSUAS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS.NESTA PERSPECTIVA, OS JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO , TEM SIDO GRANDE AUXILIADOR NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.O JOGO QUANDO BEM PLANEJADO PELO PROFESSOR, É UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO,POR TER CARÁTER LÚDICO,DESENVOLVER TÉCNICAS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS, PARA QUE O ALUNO,INTERIORIZE OSS CONCEITOS MATEMÁTICOS E CULTURAIS DE MANEIRA GERAL.É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR EXPLORE TODO O POTENCIAL DOS JOGOS, COMO SE DEU A SOLUÇÃO DO PROBLEMA ,AS DISCUSSÕES DAS HIPÓTESES PARA CHEGAR A SOLUÇÃO E O REGISTRO, QUE PODE SER FEITA DE FORMA ORAL, ESCRITA,DESENHADA ETC.NESTE SENTIDO, OS JOGOS NÃO DEVEM SER UTILIZADOS APENAS COMO RECREAÇÃO ,ELES SÃO FACILITADORES, SERVEM PARA TRABALHAR AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM RELAÇÃOA ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICO.
Postado por gilcelia alves às 23:58 0

Brincando com a matemática

Faculdade Sumaré
Aluna: Maria Nydia Moura de Souza Affonso
Alfabetização Matemática
Brincando com a matemática

RA 0821135

A matemática deve ser concreta, prática, significativa e com muitas brincadeiras.
Ao ensinar matemática permite que as crianças construam cada conceito a partir de conceitos já trabalhados e aprendidos.
Através do jogo, a criança aprende a trabalhar em grupo, a respeitar o colega, auxilia quando precisa e estar mais atenta, e também com as brincadeiras consegue através delas resolver seus conflitos internos.

matemática lúdica

Jogos e brincadeiras na construção de conhecimentos matemático

A matemática se faz presente em diversas atividades realizadas pelas crianças, oferecendo a elas situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas.
De acordo com Smole:
"Quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as situações a ela colocadas. A brincadeira auxilia a criança a criar uma imagem de respeito a si mesma, manifestar gostos, desejos, dúvidas, mal-estar, críticas, aborrecimentos, etc."
A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que apresentam dificuldades em se relacionar com os outros, buscando assim a cooperação mútua.
Porém ao trabalhar a matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em consideração a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não ser apenas um lazer.


Adriana Aparecida de Oliveira RA 0820784

terça-feira, 9 de junho de 2009

Aprendizagem e brincadeira são grandes aliadas























Deyse Muriel 0820654




"Sala de aula inibe a criatividade. Estudo da UNB revela que professores não estimulam a produção de ideias e que oportunidades para participação do aluno são limitadas. As salas de aula estão longe de ser um ambiente propício á criatividade. Espaços para questionamentos, intervenções e pensamentos divergentes ainda são muitos limitados nas escolas..."






Jornal Empresas & Negócios São Paulo, terça-feira, 14 de Abril de 2009.





Como foi descrito pelo jornal citado podemos notar que a preocupação de trazer novos caminhos de ensino-aprendizagem á sala de aula estão sendo questionados.
A visão de que aprender está restrito a livro, lousa, papel, lápis e professor tornou-se algo errônio, trazer conhecimento para as crianças atualmente engloba uma série de fatores que vão além disso.
Devemos explorar da criança o máximo de sua capacidade, proporcionando um ambiente onde elas sintam-se participantes e tenha sentindo para ela.
Trazendo isso para o ensino-aprendizagem da matemática podemos encaixar perfeitamente os jogos e brincadeiras, nada melhor para uma criança do que aprender brincando pois sabe-se que a matemática não se define em memorização apenas.
Enquanto brinca a criança se desprende de seus medos e temores, isso ajuda muito pois alguns bloqueios podem ser quebrados á partir daí, pois a brincadeira tira aquele "peso" de uma atividade convencional, propiciando uma aprendizagem significativa.
Durante os jogos ou brincadeiras pode-se desenvolver várias capacidades que em uma atividade convencional não proporcionaria como: a interação com os colegas, capacidade corporal(cognitivo/motora), percepção de espaço e muitas outras coisas. Elas interagem de tal forma que tornam-se capazes de explicar o que entendeu na brincadeira, o que gostou ou não e com o tempo isso pode se tornar algo comum para ela.
Enfim, brincar para aprender matemática é uma chave que nós professores podemos ter em mãos e abrir portas sempre que quisermos e propôr para a criança a liberdade que só o conhecimento traz
.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lúdico: ensino para inserção social, aprendizado prático das teorias.

Os jogos são recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem, pois estimulam as crianças a desenvolver o raciocínio lógico de forma descontraída, proporcionando por meio da produção individual ou coletiva autonomia nas descobertas de suas potencialidades, já que estão envolvidas num processo acelerado de mudanças.
Os jogos possibilitam desenvolturada coordenação motora, noção espacial, desenvolvimento da capacidade criadora, socialização,espíritocooperativo, melhoria da linguagem oral, efim, estimula o desenvolvimentoda criança com equilíbrio e eficiência utilizando componentes do cotidiano para confecção dos próprios jogos, dessa maneirao ensino se torna mais eficiente a medida que interrelacionavárias áreas do conhecimento e atende a demanda do aprendiz sobre algumas necessidades sociais de respeito a regras, competição, sentimentos, auto controle, valorização.
Precisamos mudar essa visão que o aluno tem sobre a aprendizagem de qualquer disciplina em especial da matemática e isso só será possível, mostrando a eles que a matemática é vista em absolutamente tudo.Esse paradigma tem que ser dissipado por meio de conteúdos práticos, quebrar essa ideia que a matemática é representada por fórmulas e dar início a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos que chegam no mesmo resultado, mas não sabem solucionar as fórmulas por não terem significado á sua vida. O segredo é mostrar explícitamente seu uso e sua equivalência com a realidade dos aprendizes.
Alexandra 0821613

Brincando com a Matemática

A Matemática faz parte da vida e do cotidiano de todos nós,inclusive das crianças pois aprendem a somar e subtrair sem perceber pois perguntamos quanto anos ela tem logo mostra os dedos representando sua idade, seja essa representação certo ou errado mas representa-as para que possamos visualizar e saber quantos anos ela tem.
Ensinar Matematica envolve várias técnicas e planejamento prévio do professor porque este visará o desenvolvimento cognitivo, social moral,político, emocional, autonomia para que essa possa resolver problemas na brincadeira por si só tendo um raciocínio lógico.O professor ao ensinar matemática tem que ter os objetivos do jogo claro para que os alunos possam compreender e gostar da matemática assim como gostam de português e outras matérias , deve inserir o lúdico para que o ensino possa ser prazeroso e facilitador.
Após a leitura dos PCNS podemos compreender que não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática temos que conhecer diversas possibilidades de propostas de trabalhos em sala de aula e fora dela para que o ensino possa ser significativo e prazeroso para as crianças fazendo com que eles mesmos tenham curiosidades e ir além do que lhe foi ensinado.
O professor deve elaborar estrtégias e outras habilidades necessárias para o ensino de Matamática pois o jogo ajuda a socializar as crianças ou seja a crescer e desenvolver como ser humano.
Piaget e Vygostsky defendem a concepçaõ de que o aluno deve ter participação ativa no processo de ensino e aprendizagem pois Piaget defende a atividade direta do aluno sobre o objeto do conhecimento.

Cassia Mendes de Almeida - Turma C

Brincando com a Matematica

A Matemática faz parte da vida e do cotidiano de todos nós,inclusive das crianças pois aprendem a somar e subtrair sem perceber pois perguntamos quanto anos ela tem logo mostra os dedos representando sua idade, seja essa representação certo ou errado mas representa-as para que possamos visualizar e saber quantos anos ela tem.Ensinar Matematica envolve várias técnicas e planejamento prévio do professor porque este visará o desenvolvimento cognitivo, social moral,político, emocional, autonomia para que essa possa resolver problemas na brincadeira por si só tendo um raciocínio lógico.O professor ao ensinar matemática tem que ter os objetivos do jogo claro para que os alunos possam compreender e gostar da matemática assim como gostam de português e outras matérias , deve inserir o lúdico para que o ensino possa ser prazeroso e facilitador.Após a leitura dos PCNS podemos compreender que não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática temos que conhecer diversas possibilidades de propostas de trabalhos em sala de aula e fora dela para que o ensino possa ser significativo e prazeroso para as crianças fazendo com que eles mesmos tenham curiosidades e ir além do que lhe foi ensinado.O professor deve elaborar estrtégias e outras habilidades necessárias para o ensino de Matamática pois o jogo ajuda a socializar as crianças ou seja a crescer e desenvolver como ser humano.Piaget e Vygostsky defendem a concepçaõ de que o aluno deve ter participação ativa no processo de ensino e aprendizagem pois Piaget defende a atividade direta do aluno sobre o objeto do conhecimento.