terça-feira, 9 de junho de 2009

Aprendizagem e brincadeira são grandes aliadas























Deyse Muriel 0820654




"Sala de aula inibe a criatividade. Estudo da UNB revela que professores não estimulam a produção de ideias e que oportunidades para participação do aluno são limitadas. As salas de aula estão longe de ser um ambiente propício á criatividade. Espaços para questionamentos, intervenções e pensamentos divergentes ainda são muitos limitados nas escolas..."






Jornal Empresas & Negócios São Paulo, terça-feira, 14 de Abril de 2009.





Como foi descrito pelo jornal citado podemos notar que a preocupação de trazer novos caminhos de ensino-aprendizagem á sala de aula estão sendo questionados.
A visão de que aprender está restrito a livro, lousa, papel, lápis e professor tornou-se algo errônio, trazer conhecimento para as crianças atualmente engloba uma série de fatores que vão além disso.
Devemos explorar da criança o máximo de sua capacidade, proporcionando um ambiente onde elas sintam-se participantes e tenha sentindo para ela.
Trazendo isso para o ensino-aprendizagem da matemática podemos encaixar perfeitamente os jogos e brincadeiras, nada melhor para uma criança do que aprender brincando pois sabe-se que a matemática não se define em memorização apenas.
Enquanto brinca a criança se desprende de seus medos e temores, isso ajuda muito pois alguns bloqueios podem ser quebrados á partir daí, pois a brincadeira tira aquele "peso" de uma atividade convencional, propiciando uma aprendizagem significativa.
Durante os jogos ou brincadeiras pode-se desenvolver várias capacidades que em uma atividade convencional não proporcionaria como: a interação com os colegas, capacidade corporal(cognitivo/motora), percepção de espaço e muitas outras coisas. Elas interagem de tal forma que tornam-se capazes de explicar o que entendeu na brincadeira, o que gostou ou não e com o tempo isso pode se tornar algo comum para ela.
Enfim, brincar para aprender matemática é uma chave que nós professores podemos ter em mãos e abrir portas sempre que quisermos e propôr para a criança a liberdade que só o conhecimento traz
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