domingo, 14 de junho de 2009

Brincando com a Matemática

A matemática está na nossa vida desde muito cedo, tendo como exemplo quando ensinamos nossos filhos ou sobrinhos a contarem até dez, quando eles nem aprenderam direito a falar a língua portuguesa ou quando ensimos as crianças a contarem em outras línguas, o inglês por exemplo. Queremos que as crianças tenham contato com a matemática e isso de certa forma é inconsciente até para nós adultos.A criança geralmente quando entra na vida escolar já tem seus conhecimentos prévios da matemática , a diferença é que a prática dela é muito diferente da teoria imposta em sala de aula, ou seja , o ensino da matemática se torna um martírio tanto para aluno quanto para professor, citando Smole "... a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ela pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer as interferência no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas."O professor deve tornar as aulas de matemática agradável e convidativa, planejando- as, fazendo com que as crianças compreendam e usem o que aprenderam no seu dia a dia e não fiquem somente na educação bacária, e para isso o professor tem que usar as diferentes formas de ensinar matemática como jogos lúdicos, cartas de baralho, trabalhos fora de sala de aula, como ir ao supermarcado e fazer pesquisas de preço por exemplo.Desta forma a matemática será prazerosa e fará sentido aprende-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário