segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lúdico: ensino para inserção social, aprendizado prático das teorias.

Os jogos são recursos indispensáveis no processo de ensino aprendizagem, pois estimulam as crianças a desenvolver o raciocínio lógico de forma descontraída, proporcionando por meio da produção individual ou coletiva autonomia nas descobertas de suas potencialidades, já que estão envolvidas num processo acelerado de mudanças.
Os jogos possibilitam desenvolturada coordenação motora, noção espacial, desenvolvimento da capacidade criadora, socialização,espíritocooperativo, melhoria da linguagem oral, efim, estimula o desenvolvimentoda criança com equilíbrio e eficiência utilizando componentes do cotidiano para confecção dos próprios jogos, dessa maneirao ensino se torna mais eficiente a medida que interrelacionavárias áreas do conhecimento e atende a demanda do aprendiz sobre algumas necessidades sociais de respeito a regras, competição, sentimentos, auto controle, valorização.
Precisamos mudar essa visão que o aluno tem sobre a aprendizagem de qualquer disciplina em especial da matemática e isso só será possível, mostrando a eles que a matemática é vista em absolutamente tudo.Esse paradigma tem que ser dissipado por meio de conteúdos práticos, quebrar essa ideia que a matemática é representada por fórmulas e dar início a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos que chegam no mesmo resultado, mas não sabem solucionar as fórmulas por não terem significado á sua vida. O segredo é mostrar explícitamente seu uso e sua equivalência com a realidade dos aprendizes.
Alexandra 0821613

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