segunda-feira, 8 de junho de 2009

Brincando com a Matemática

A Matemática faz parte da vida e do cotidiano de todos nós,inclusive das crianças pois aprendem a somar e subtrair sem perceber pois perguntamos quanto anos ela tem logo mostra os dedos representando sua idade, seja essa representação certo ou errado mas representa-as para que possamos visualizar e saber quantos anos ela tem.
Ensinar Matematica envolve várias técnicas e planejamento prévio do professor porque este visará o desenvolvimento cognitivo, social moral,político, emocional, autonomia para que essa possa resolver problemas na brincadeira por si só tendo um raciocínio lógico.O professor ao ensinar matemática tem que ter os objetivos do jogo claro para que os alunos possam compreender e gostar da matemática assim como gostam de português e outras matérias , deve inserir o lúdico para que o ensino possa ser prazeroso e facilitador.
Após a leitura dos PCNS podemos compreender que não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática temos que conhecer diversas possibilidades de propostas de trabalhos em sala de aula e fora dela para que o ensino possa ser significativo e prazeroso para as crianças fazendo com que eles mesmos tenham curiosidades e ir além do que lhe foi ensinado.
O professor deve elaborar estrtégias e outras habilidades necessárias para o ensino de Matamática pois o jogo ajuda a socializar as crianças ou seja a crescer e desenvolver como ser humano.
Piaget e Vygostsky defendem a concepçaõ de que o aluno deve ter participação ativa no processo de ensino e aprendizagem pois Piaget defende a atividade direta do aluno sobre o objeto do conhecimento.

Cassia Mendes de Almeida - Turma C

Um comentário:

  1. Quarta-feira, 20 de Maio de 2009
    O A IMPORTANCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA
    ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA, MOSTRA QUE MUITOS ALUNOS, NÃO GOSTAM DESTA DISCIPLINA. OS PROCEDIMENTOS USADOS POR MUITOS PROFESSORES, SEMPRE FORAM MECANIZADOS, OS ALUNOS FAZIAM SEM ENTEDÊ-LOSE CONSEQUENTEMENTE, SEM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
    HOJE, ENTENDE-SE QUE A MATEMÁTICA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A LEITURA E A ESCRITA, FAZENDO PARTE DA NOSSA VIDA. QUANDO ACORDAMOS, OLHAMOS PARA O RELÓGIO, NO CALENDÁRIO PARA SABERMOS O DIA DO MÊS, ESCREVER NÚMERO DE TELEFONE, FAZER COMPRAS ETC.
    HOJE NA ESCOLA, O ENSINO DE MATEMÁTICA É VOLTADO PARA A VIDA DIÁRIA, PARTE-SE DE FATOS REAIS E DAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS PARA QUE SE EFETIVE APRENDIZAGEM/ENSINO. ESTA APRENDIZAGEM AUXILIA O ALUNO NÃO APENAS NOS “PROBLEMAS” ESCOLARES, MAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.
    O CONHECIMENTO MATEMÁTICO É CONSTRUIDO PELA CRIANÇA DESDE CEDO. ELAS DIVIDEM DOCES, BALAS ,BRINQUEDOS,FIGURINHAS ETC.
    O PROFESSOR DEVE APROVEITAR ESTE CONHECIMENTO, PROPONDO SITUAÇÕES QUE VALORIZE O ALUNO. IDENTIFICANDO SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, PARA QUE ELE EXPONHA SEU RACIOCÍNIO, APROVEITANDO ESTE IMPORTANTE MOMENTO DE EXPRESSÃO DO ALUNO, PARA REDIRECIONAR O CONTEÚDO, PARA NOVOS CONHECIMENTOS, FAZENDO CONEXÃO NO SEU COTIDIANO E VALORIZANDOSUAS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS.
    NESTA PERSPECTIVA, OS JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO , TEM SIDO GRANDE AUXILIADOR NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.O JOGO QUANDO BEM PLANEJADO PELO PROFESSOR, É UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO,POR TER CARÁTER LÚDICO,DESENVOLVER TÉCNICAS INTELECTUAIS E A FORMAÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS, PARA QUE O ALUNO,INTERIORIZE OSS CONCEITOS MATEMÁTICOS E CULTURAIS DE MANEIRA GERAL.
    É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR EXPLORE TODO O POTENCIAL DOS JOGOS, COMO SE DEU A SOLUÇÃO DO PROBLEMA ,AS DISCUSSÕES DAS HIPÓTESES PARA CHEGAR A SOLUÇÃO E O REGISTRO, QUE PODE SER FEITA DE FORMA ORAL, ESCRITA,DESENHADA ETC.
    NESTE SENTIDO, OS JOGOS NÃO DEVEM SER UTILIZADOS APENAS COMO RECREAÇÃO ,ELES SÃO FACILITADORES, SERVEM PARA TRABALHAR AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM RELAÇÃOA ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICO.
    Postado por gilcelia alves às 23:58 0

    ResponderExcluir