quinta-feira, 18 de junho de 2009

JOGOS E BRINCADEIRAS: FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

JOGOS E BRINCADEIRAS: FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICOUm dos temas mais discutidos e abordados, ultimamente, é a qualidade da Educação, principalmente no que diz respeito ao ensino da disciplina de matemática. Estudos comprovam que a utilização dos jogos e brincadeiras facilitam a construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem. Os alunos interagem mais, cooperam mais, desenvolvem o espírito de colaboração, enfim eles se envolvem mais à medida que se tem uma situação problema a ser resolvida.O processo de ensino da disciplina de matemática não é estático e nem estagnado, portanto não se dá de maneira pronta e acabada está em constante movimento. Para trilharmos o caminho, antes de qualquer coisa, é preciso responder algumas perguntas fundamentais como: O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? só então depois de termos respondido a estas questões e ter claro os objetivos a serem alcançados, poderemos traçar um caminho através de um conjunto de ações didáticas e contextualizadas.Uma ferramenta importante é a utilização dos jogos e brincadeiras na construção de conhecimento de matemática, porém é de suma importância saber qual é a intenção do professor e deixar claro para os alunos quais serão os objetivos que deverão ser alcançados.O jogo, para a criança, segundo Leontiev (l988), tem por finalidade a participação, com isto todas as crianças participam deste processo, interagindo, pois terão o desafio de resolver problemas concretos. Assim, as ações didáticas são contextualizadas e são significativas para estes alunos, vão construindo o seu próprio conhecimento à medida que vão vivenciando, participando, experimentando...A união entre o jogo e a resolução de problemas está intimamente ligada à intenção do professor. Quando a criança brinca, ela defronta com os desafios e os problemas devendo constantemente buscar soluções para as situações a ela colocadas.Assim sendo, não se pode negar a importância dos jogos e das brincadeiras para a construção do conhecimento matemático, pois os alunos aprendem a matemática brincando, vivenciando, experimentando, interagindo, à medida que os mesmos tem uma situação problema para ser resolvida. Para que estas atividades tenham êxito é fundamental que haja a intencionalidade por parte do professor, que os jogos e as brincadeiras sejam contextualizadas e, principalmente, que sejam significativas para estes alunos, evitando assim, que eles sejam um mero reprodutor de conceitos, que apenas memorizem os conceitos e conteúdos sem saber aplicar no seu dia a dia, proporcionado a eles um ambiente agradável, estimulando a participação de todos, desenvolvendo neles o espírito de cooperação e colaboração, afinal de contas, aprender matemática é mais do que contar....

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