sábado, 30 de maio de 2009

'Cálculo Pensado'- Revista Nova Escola

O nº 221 da Revista Nova Escola, de Abril de 2009, traz um artigo bem interessante sobre estratégias de resolução de cálculos e problemas, de forma socializada, e o enriquecimento que isso proporciona em sala de aula. Descreve as várias etapas utilizadas pelo professor vencedor do Prêmio Victor Civita: Ademir Pereira Júnior, de Maringá, no Paraná. Ao propor algumas contas que os alunos deveriam resolver, o professor registrava algumas das resoluções criadas por eles na lousa; a seguir propunha a troca de idéias entre todos, para permitir que todos aprendessem e descobrissem novas maneiras de pensar!

Um comentário:

  1. Essa nova maneira de pensar nos (eu, vc, lídia e ivete) vivenciamos dentro da sala de aula quando a Lídia expicou pra vc como ela fazia conta de dividir, sem os famosos "vai 1 ou empresta 1", naquele momento nso tivemos a certeza de que todo método de ensino/aprendizagem deve ser valorizado e que as muitas formas de se ensinar deve ser o olhar inovador para um professor que queira fazer a diferença na educação basica. Bjkas VAL RA 0821680

    ResponderExcluir