sexta-feira, 29 de maio de 2009

A importância das brincadeiras na matemática



A importância das brincadeiras na matemática
A história da humanidade nos mostra que todas as crianças do mundo sempre brincaram e continuarão brincando.
Diante dessa perspectiva podemos então destacar que o brincar está sendo cada vez mais utilizado na educação.
Assim, tornando-se uma peça importante na formação da personalidade para o domínio da inteligência. Meio viável para a construção do conhecimento.
De acordo com algumas leituras realizadas, é através das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, que são propiciadas trocas de informações, e criadas situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, e o respeito mútuo entre os alunos (ou) crianças.
Kishimoto (1997) afirma que o jogo na educação matemática se torna justificado, pois à medida que a criança começa a manipular esses tipos de jogos com finalidades pedagógicas de forma lúdica, pouco a pouco o ensino da matemática começa a se desenvolver, a criança utiliza os materiais concretos para encontrar respostas a situações problema a ela colocadas.
Além disso, utilizar a matemática direta ou indiretamente no nosso cotidiano e mostrar para a criança que é preciso entender que a matemática não é um conjunto de fatos a serem memorizados, mas sim uma variedade de idéias numéricas.
Portanto vale ressaltar ainda que o professor seja a peça fundamental e indispensável para o desenvolvimento da criança.
Juntos podem transformar o conhecimento em um processo contínuo de construção.

Miriã de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário