quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Papel dos jogos e brincadeiras na construção da matemática

O Papel dos jogos e brincadeiras na construção da matemática.

Nas ultimas décadas a demanda pelo domínio da matemática na qual deve estar ao alcance de todos e sendo assim, devemos ter um olhar critico e reflexivo com as atividades das quais não são prontas e definidas, mas como construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno, apoiando-se para compreender e transformar sua realidade.
Analisando o ensino da matemática por meio de jogos e brincadeiras e seu fio condutor que atua como construção de conhecimento e tornando-se objeto de estudo por alguns pesquisadores, educadores e fundamentados e nos PCN’s, RCN’s fica evidente que é uma pratica da qual auxilia no processo de desenvolvimento das crianças, dando ênfase por educadores “A qual aprende matemática brincando”.
Além disso, ao trabalhamos com jogos e brincadeiras na disciplina matemática com objetivo determinado, isto exige intencionalidade por parte do professor. Quando consideramos os jogos e as brincadeiras como instrumento de aprendizagem é possível classificá-los em dois blocos, 1º bloco desencadeador de aprendizagem e o 2º por aplicação, quem vai diferenciá-los não é o jogo e a brincadeira e sim a forma como será utilizado em sala de aula, postura do professor, da sua dinâmica criada e seus objetivos estabelecidos para determinação do mesmo.
Ademais, os jogos e as brincadeiras auxiliam a criança a criar e manifestar gostos, desejos, dúvida, mal-estar, crítica, aborrecimentos e até adquirir hábitos e atitudes importantes para seu convívio social, crescimento intelectual e a ser persistente no cotidiano.
Portanto, é importante que nós educadores tenhamos claros que é possível por meio dos jogos e brincadeiras ensinar a matemática resgatando a sua historia e construção. Nós vivenciamos várias aplicações de atividades com jogos envolvendo cartas de baralho em especial o TAPÃO, percebemos que as crianças realmente manifestam seus sentimentos, a criança que perdeu falou: “não gostei desse jogo” e as demais falaram: “muito bom esse jogo, vamos jogar de novo?”.
“BRINCAR É TÃO IMPORTANTE E SERIO PARA A CRIANÇA COMO TRABALHAR É PARA O ADULTO.”

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