Que a matemática faz parte de nossas vidas já sabemos. Mas será que temos consciencia disso?
Todos os dias usamos as mais diversas formas que amatemática tem para nos oferecer, como cálculos do mercado, contas a pagar, tefefones, senhas e os jogos. Utilizamos diversos jogos no nosso dia-a-dia que nem percebemos o quão eles contribuem para o nosso aprendizado matemático.
Isso ocorre porque não fomos educados para isso, a construção de jogo em nossa vida estudantil era mínima ou nem tinha, por isso de uns tempos pra cá, as contribuições de pesquisas e estudos na área tem ajudado muito da evolução desta prática.
O PCN de matemática contribui muito para este desenvolvimento, ele nos remete que devemos trabalhar a matemática relacionando-a com o mundo real junto com os princípios e conceitos matemáticos.
Assim, esse recurso didático tem um papel fundamental no aprendizado da criança.
Mas para isso eles precisam estar integrados a situações que levem a reflexão da atividade matemática; esse papel é de estrema importancia para o desenvolvimento da criança, os jogos podem e dem contribuir muito para elas conhecerem a matemática de outra forma, que eles gostem porque percebem que eles podem faze-lá no seu cotidiano com os colega e sentir que a matemática não é só lápis, pael e borracha.
A partir deste ponto de vista podemos até falar em um letramento matemático, por que não?
A criança utilizará dos jogos para construir novos conhecimentos de maneira lúdica e prazerosa, não que os jogos diz respeito a aprendizagem da matemática, como diz no RCN de matemática mas, ela aprende a construir estes conhecimentos a partir do uso da vivencia que fará deles.
Isso nada mais é que letrar-se de números com uma intencionalidade educativa.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário