domingo, 24 de maio de 2009

“O papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático.”

O número, de acordo com Piaget, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica.”

   “É o avanço do conhecimento que nos faz aceitar a existência de uma cultura primeira e de uma cultura elaborada (Snyders, 1982) e, assim também supor a existência de um conhecimento primeiro e de um conhecimento elaborado e, ainda, que este conhecimento é movimento ( Kopnin, 1978).”

   “Vigotski (1984) e Elkonin (1984), ao analisarem o papel do brinquedo no desenvolvimento dos conceitos, demonstram o caráter evolutivo do jogo simbólico na criança e o papel que este exerce na evolução do pensamento abstrato.”

     Em todas as épocas e em todas as culturas, a matemática está presente nos dias de hoje ainda mais especialmente no que se referem às tecnologias informáticas. E são várias as razões em que os jogos e as brincadeiras levam a criança ao conhecimento matemático.

     A linguagem, mesmo sendo a matemática amplia-se, pois o universo dos jogos e brincadeiras são próprios, muito ricos de objetos, instrumentos e interesses, sem a memorização. É possível construir por meio de um jogo, a participação ativa das crianças, trazendo para o ambiente alfabetizador suas vivencias, o que ocorreu quando realizamos o jogo “Boliche de Latas”. A interação que houve, partindo das mesmas para outras áreas como a ciência.

     O espaço físico transformado em um ambiente positivo, alegre, estimulante, porém organizado e de trabalho sério.

     É fundamental que os jogos e brincadeiras sejam planejados com antecedência, assim como as noções básicas, considerando os conhecimentos prévios das crianças que estão presentes ao longo do processo inserido no contexto social. Para assim dar significados à aprendizagem por meio que possibilite à formulação de problemas, o relacionamento com experiências anteriores, experiências, desafiando e incentivando a aprender mais. O material utilizado para cada atividade, possuí grande relevância, e não pode ser desconsiderado. Oferecendo para elas quantidades e diversidades proporcionais que contribuam para a elaboração, desenvolvimento e avaliação da proposta pedagógica.  


Regina Aparecida Duque
RA: 0813678

2 comentários:

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  2. O jogo no qual trabalhamos foi escolhido pelas crianças,numa roda de conversa nos foi passado ás regras,visto que a maioria das crianças já conhecia o jogo.
    As crianças que tinham maior conhecimemto sobre as regras do jogo explicavam aos que não conheciam o jogo.
    A situação favoreceu a comunicação e a troca de informação sobre o que descobriu ou modo como resolveram as situações problemas que surgiram no desenrolar do jogo.
    O trabalho intencional com conhecimento matemático,contribui para que as crianças elaborem e sistematizem,ampliando suas questões tanto na perspectiva de alcançar algumas respostas como na formulação de novas perguntas.Cabe ao professor organizar situações em que estas experiências ocorrem considerando as aproximações que as crianças constroem dentro e fora das instituições de educação.
    A situação do jogo do quadrado por exemplo,levou as crianças a usar o que sabem trocar com os amigos,pedir ajuda enfim juntar esforços para resolver o que não sabem e chegar a uma solução.
    Para nós essa atividade foi de muita importância.Porque através desse jogo como foi dito as crianças chegaram a um denominador comum.Conclui-se com esses tipos de desafios tornam os pequenos mais confiantes e eles passam a valorizar o próprio esforço,além de perceberem a importância do trabalho em equipe.E é através do lúdico que as crianças se apropriam dos conhecimentos matemáticos.

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