domingo, 24 de maio de 2009

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.



As mudanças na área da educação correm geralmente de maneira lenta, e nos últimos anos, vem-se mudando a maneira de ensinar e aprender em todas as áreas, mas principalmente no que diz respeito ao ensino aprendizagem e construção do conhecimento matemático tanto na educação infantil como no ensino nas séries iniciais.
Há muitos estudos que indicam caminhos para fazer com que as crianças de série inicial tenham oportunidades de iniciar seus primeiros contatos com essa disciplina com ensino matemático de qualidade.

Os jogos e brincadeiras já fazem parte do objeto de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento da criança. Sem contar que os jogos e brincadeiras na aula de matemática, ou seja, na escola, ajuda também a substituir os espaços que as crianças tinham para brincarem em suas casas, nas ruas, nos parques.

As atividades que envolvem os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático da criança, também no desenvolvimento da aquisição de noção dos números, e agir na classificação, ordenação, seriação, na contagem numérica, etc. e o significado é imaginado por ela em conexões estabelecida.
Sua integração com o mundo social, estímulo, genuidade no interesse e no prazer que ela demonstra.
Não se pode esquecer que na aprendizagem o erro é inevitável muitas vezes, pode ser interrompido como um caminho para a busca do acerto.

Através de atividades lúdicas, que envolvem os jogos e brincadeiras é que propiciamos as crianças à troca de informações, situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito entre elas.

É por meio da reflexão das atividades que temos uma noção do porque das preocupações com o ensino da matemática de qualidade desde a educação infantil, pois é o ensino de base que é a mais importante parte do aprendizado. É dessa base que a criança constrói seu conhecimento pelo resto de sua vivencia escolar, não só no conhecimento matemático, mas em outra disciplina, na sua vida pessoal e futuramente profissional.

Quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, e com isso ela é levada a buscar soluções para as situações.

Acredito que o papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático é muito mais que uma atividade lúdica, é um modo de obter informações, respostas, contribuí para que a criança adquira certa flexibilidade, vontades, de experimentar, buscar novos caminhos, conviver com a diferença, descobrir, ter confiança, raciocinar, preservar, aprender a perder, a persistir como maneira de ver oportunidade de ganhar, aprende a construir hábitos e atitudes que é muito importante para seu convívio social e crescimento, etc.

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