sábado, 30 de maio de 2009

O jogo como facilitador da aprendizagem do ensino da matemática

O jogo no qual trabalhamos foi escolhido pelas crianças, numa roda de conversa nos foi passado ás regras, visto que a maioria das crianças já conhecia o jogo.
As crianças que tinham maior conhecimento sobre as regras do jogo explicavam aos que não conheciam o jogo.
A situação favoreceu a comunicação e a troca de informação sobre o que descobriu ou modo como resolveram as situações problemas que surgiram no desenrolar do jogo.
O trabalho intencional com conhecimento matemático,contribui para que as crianças elaborem e sistematizem,ampliando suas questões tanto na perspectiva de alcançar algumas respostas como na formulação de novas perguntas. Cabe ao professor organizar situações em que estas experiências ocorrem considerando as aproximações que as crianças constroem dentro e fora das instituições de educação.
A situação do jogo do quadrado, por exemplo, levou as crianças a usar o que sabem trocar com os amigos, pedir ajuda enfim juntar esforços para resolver o que não sabem e chegar a uma solução.
Para nós essa atividade foi de muita importância. Porque através desse jogo como foi dito as crianças chegaram a um denominador comum. Conclui-se com esses tipos de desafios tornam os pequenos mais confiantes e eles passam a valorizar o próprio esforço, além de perceberem a importância do trabalho em equipe. E é através do lúdico que as crianças se apropriam dos conhecimentos matemáticos.
Segundo BOAVIDA, (1992) O principal objectivo da educação é ensinar os mais novos a pensar e a resolução de problemas constitui uma arte prática que todos os alunos podem aprender.
Miguel de Guzmán (1986) valoriza a utilização dos jogos para o ensino da matemática, sobretudo porque os jogos não apenas divertem, mas, também extrai das atividades, materiais suficiente para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.
De acordo com Borin, (1996) um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados pelos alunos.
Assim sendo o ensino da matemática na educação infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças, perante situações significativas de aprendizagem sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.
Agora sim,
Iraci RA0821716 Turma C

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