domingo, 24 de maio de 2009

O jogo e o conhecimento matemático

O jogo está intimamente ligado com a matemática.
A criança, desde muito pequena tem o contato com a matemática em meio a ludicidade própria da sua faixa etária, a matemática está presente então: ao contar seus brinquedos, ao dividir as balas, ao demonstrar sua idade, etc...
Nós, professores sabemos que o jogo é uma ótima estratégia para propiciar o ensino aprendizagem, pois o jogo pressupõe uma regra e além disso ele gera prazer quando ligado ao ato de brincar, já que prazer e alegria não se dissociam jamais, é nesse momento que o professor pode alcançar o aprendizado da criança.
Há diversos tipos de jogos, para todas as faixas etárias, porém, quando o objetivo é alcançar o aprendizado da matemática, devemos levar em conta o nosso planejamento frente a realidade da criança. A criança é mais propícia ao aprendizado a partir do que ela conhece, por fazer parte do seu convívio, isso não quer dizer que não lhe possa oferecer desafios, a criança gosta e precisa deles e o jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipe podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.
Por tudo isso não se pode negar a importância e relevância do jogo no ensino da matemática.

Por: Ivonete Barbosa Queiróz

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