quinta-feira, 28 de maio de 2009

O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Hoje em uma sociedade onde tudo acontece com muita velocidade, os jogos e as brincadeiras educativas são ferramentas muito eficientes no processo ensino-aprendizagem. Afinal como tudo sofre mudanças é natural e importante que a educação também trilhe por novos caminhos.
Professores e alunos, principalmente da rede pública de ensino ainda não estão acostumados com essa prática e muitas vezes os professores nem tem clareza das razões fundamentais pelas quais os materiais ou jogos são importantes para o ensino-aprendizagem da matemática e, normalmente, não questiona se estes realmente são necessários, e em que momentos devem ser usados.
O jogo e a brincadeira é motivacional, pois possibilita interação, socialização, interesse e prazer. A motivação é um dos elementos de grande importância para que a aprendizagem aconteça.
Ao aluno deve ser dado o direito de aprender; não um "aprender" mecânico, repetitivo, de fazer sem saber o que faz e porque faz. Muito menos um "aprender" que se esvazia em brincadeiras; mas um aprender significativo, do qual participe, raciocine, compreenda e reelabore o saber historicamente produzido e supere, assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade.
O jogo pode ser fundamental para que isso ocorra como já foi dito, porém o material mais adequado nem sempre será o mais bonito e nem o já construído.
Muitas vezes, durante a construção de um material, o aluno tem a oportunidade de aprender matemática de uma forma mais efetiva.
Em outros momentos, o mais importante não será o material, mas sim a discussão e resolução de uma situação-problema ligada ao contexto do aluno, ou ainda, a discussão e utilização de um raciocínio mais abstrato.
Mas se não há um trabalho pedagógico sistematizado e um trabalho de pesquisa, pode resultar em um conteúdo desqualificado, até com erros conceituais.
Enfim é preciso dinamizar o ensino da matemática, descobrir novos caminhos e derrubar os mitos que fazem o ensino-aprendizagem da matemática parecer tão difícil e desinteressante.






IVETE PRADO SOBRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário