quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jogos e Brincadeiras - Ensino da Matemática

JOGOS E BRINCADEIRAS
Ensino da Matemática no Ensino Fundamental

Importante creditar que já nas séries iniciais se iniciam as primeiras aproximações das crianças com a matemática. São essas primeiras experiências que o tornam capazes de desenvolver conhecimentos matemáticos que servirão para serem aplicados no seu cotidiano.

Nos tempos atuais, observa-se que a matemática é um desafio para todos nós. Inclusive para nós professores, pois muitos tem sua formação bastante prejudicada, deficiente, insuficiente e muitas vezes inadequada. Com a formação dos professores posta aqui, torna-os inseguros e terminam com medo de ensinar e com isso passa influência negativa à criança no momento do ensino da matemática.

Muitas questões devem ser consideradas ao ato de ensinar e de aprender. Uma questão preocupante é a insegurança do professor no ensino da matemática. Ameniza essa insegurança quando ele domina o conteúdo a ser ensinado, também quando tem esclarecido os conhecimentos pedagógicos e didáticos do currículo proposto. Ele deve suprir sua deficiência buscando formação em cursos, palestras, oficinas, leituras dos teóricos, participação de grupos de estudos e HTPC.

Usar de estratégia para que a matemática seja prazerosa para as crianças é uma saída para que aprendam o conteúdo dessa disciplina. As atividades devem envolver brincadeiras, jogos e também utilizar de recursos tecnológicos é uma boa estratégia.

Recentemente no nosso curso tivemos que aplicar uma atividade com jogos e brincadeiras envolvendo a matemática. O nosso grupo aplicou o “Jogo Labirinto”, esta atividade tinha como objetivo desenvolver nas crianças diferentes procedimentos de contagem, perceber regularidades pela comparação das mudanças produzidas nos números ao somar ou subtrair quantidades iguais e desenvolver a capacidade de cálculo mental.

Foi muito interessante essa experiência, no momento do jogo as crianças estavam alegres e queriam concluir a atividade. Ao finalizar pedi para que me contassem como chegaram ao resultado, as respostas foram muitas e achei interessante quando questionei e uma criança me respondeu dizendo que tinha consultado o pensamento. Fiquei por satisfeita, pois nesta experiência pude observar o quando as crianças sabem sobre a matemática e como mobilizam seu conhecimento para chegar ao resultado.

No Referencial Curricular Nacional incentiva a essa prática: - “Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática”.

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