sábado, 30 de maio de 2009

O lúdico no ensino da matemática uma nova forma de aprendizado

Alessandra Aparecida Messas RA: 0821688

O lúdico no ensino da matemática uma nova forma de aprendizado.

Há muitos recursos que podemos utilizar para o ensino da matemática, um destes recursos que podemos adaptar são os jogos diversos. Este tipo de recurso desperta o lúdico e faz parte do cotidiano da criança,como esse tipo de recurso desperta o imaginário, a criatividade da criança e traz interesse por parte dela para aprender melhor a contagem dos números, resolver problemas, desafios, a mesma fica bem atenta, tem agilidade , rapidez e ainda se concentra sociabiliza e interage no todo se desempenhando com os outros integrantes do grupo para realizar a tarefa. O jogo é sim um recurso para o ensino da matemática, porém, para ser realizado são necessários seguir regras estabelecidas préviamente, ser elaborado, explicado e direcionado para a criança, enfim ter uma finalidade focada de forma adequada para este ensino, deixar claro que uma atividade prazerosa e que tem a finalidade do ensino e não um jogo de azar.Vale lembrar e enfatizar para a criança, que nem sempre é possível garantir todas as condições ao mesmo tempo e mais importante procurar mantê-las e que nem sempre é passível de se vencer todos os jogos.É bom não esquecer, que mesmo sendo uma atividade com jogos faz necessário organização da tarefa, o professor ou quem esta aplicando a atividade auxiliar a criança, que vai garantir a máxima circulação e absorção de informação possível aos alunos, por isso situações propostas devem prever o intercâmbio e a interação entre eles.É necessário preparar os alunos antes de toda e qualquer mudança ou qualquer novidade, é preciso pontuar o tempo e sua organização do espaço, formas de agrupamentos, preparar os materiais previamente, pontuar as propostas da atividade e demais aspectos que interfere nos resultados do trabalho.É preciso apresentar a atividade de maneira que incentive o aluno a dar o melhor de si mesmo, e acreditar que sua contribuição é importante e para todos os demais participantes.Criar uma ambiente favorável e agradável para a aprendizagem, e ao desenvolvimento e criar um conceito positivo e autoconfiança na sua capacidade de enfrentar situações e desafios.Explicar para o aluno, desde uma simples adição,ou brincar de bolinha de gude com o coleguinha, trocar figurinhas ou ir comprar doces em uma bomboniere ou data do seu aniversário, a todo momento esta acontecendo o aprendizado da matemática, e que isso se faz presente a todo momento em sua vida, que ele goste da matemática de forma natural, lembrar que o mesmo tem condições de realizar esses desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário