quarta-feira, 27 de maio de 2009

jogos na Matemática

A aprendizagem est´a subordinada ao desenvolvimento de cada indivíduo...Nesta concepção de aprendizagem...O jogo é o elemento externo que irá atuar internamente no sujeito possibilitando-o a chegada a uma nova estrutura de pensamento.(Moura,1994p20).dependendo do papel que o jogo exerce na construção dos conceitos matemáticos,seja como material de ensino,seja como o de conhecimentos feitos ou se fazendo.
Na concepção Peggetiana,o jogo assume a característico de promotor da aprendizagem da criança.Ao ser colocado diante de situações de brincadeira,a criança compreende a estrutura lógica do jogo e consequentemente,a estrutura matemática presente neste jogo.
Os jogos em grupos fornecem caminhos para um jogo estruturado no qual eles,os alunos são motivados a pensar e a lembrar as combinações númericas.Jogos em grupos permitem também que as crianças decidam qual jogo elas queram jogar,quando e com quem esses jogos incentivam a interação social e a competição. O jogo é um conhecimento feito ou se fazendo que se encontra impreginadodo conteudo cultural que emana da própria atividade.seu uso reque planejamento
que permite a aprendizagem dos elementos sociais em que está inserido.
O jogo desepenha um papel importantissimo na Educação matemática permitindo a manifestação do imaginário infantil,por meio de abjetos simb´plicos dispostos intencionalmente.
Atraves dos jogos temos a possibilidade de abrir espaço para a preseça do lúdico na escola,não só como sinal de recreação e entretedimento,ele permite o desenvolvimento da criatividade da iniciativa e da intuição.Em fim,do prazer,elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico estímular o pensamento independente,a criatividade e a capacidade deresolver problema.
Nós educadores devemos procurar alternativa para aumentar a motivação para a aprendizagem desenvolver a autoconfiança,a organização ,contração atenção raciociniológico-dedutivo e a sicialização e aumentando as internações do indivíduo com outras pessoas.
os jogos,se convenientemente planejados,são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Os jogos são educativos,sendo assim,requerem um plano de ação que permita a aprendizagem,
trabalhados em salade aula devem ter regras,esses são classificados em três tipos
1ª0 jogos estratégicos.Onde são trabalhadas as habilidades que compoem o raciocínio lógico.com eles os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final,utilizando estratégias para isso.
2ªJogos de treinamento,os quais são utilizado quando o professor perrcebe que alguns alunos precisam de reforço num determinada conteúdo
3})jogos geométricos,que têm como abjetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico.

Um comentário: