terça-feira, 26 de maio de 2009

O papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático

Vou começar falando de jogos e brincadeiras, existem diversas teorias para explicar o significado de jogos, a teorias que afirma que os jogos e brincadeiras não são apenas para preencher o tempo, mas sim acrescentar bagagem na vida e no saber da criança. A brincadeira é a atividade mais típica da vida humana, pois proporciona alegria, liberdade e contentamento. A teoria de Jean Piaget” (1896-1980) ao realizar o estudo sobre a evolução do jogo para o desenvolvimento, percebeu uma tendência lúdica nos primeiros meses de vida do bebê, na forma do chamado jogo de exercício sensório-motor, onde do segundo ao sexo ano de vida predomina o jogo simbólico e a etapa seguinte é o jogo de regras praticado pela criança. “A teoria psicanalítica de Freud” (1856-1939). O autor utilizou o jogo em seus processos de cura de crianças. Em suas pesquisas, o pai da psicanálise observou que o desejo da criança é que determina o comportamento dela frente aos brinquedos: cria um mundo próprio, repete experiências que ainda não dominou, busca identificações, exerce autoridade sobre os seus brinquedos, projeta em outras pessoas ou em objetos sentimentos reprimidos, tenta superar insucessos anteriores, de maneira lúdica vivencia situações constrangedoras, procurando resolver os problemas, encontrar soluções, enfim, realiza ações que no mundo real não lhe são permitidas. Essa teoria ocupou-se essencialmente do jogo imaginativo em função das emoções.

Através de jogos e brincadeiras criança constrói conhecimentos, desempenha habilidades, estimula a representação e desenvolve a inteligência, isso constitui na concepção da construção do conhecimento da criança.

O que tudo isso tem haver com O papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático?

Pois bem, entendo que através de jogos e brincadeiras a criança constrói conhecimento, conhecimento esse o da matemática que estamos falando especificamente, que esta em tudo na vida de uma criança principalmente em seus jogos e brincadeiras. Para muitos o conhecimento matemático e memorização numérica, sendo que a matemática e muito mais que os números e sim a geometria, as noções de estáticas, a medidas enfim, deixando a criança desvendar a matemática no seu cotidiano.

E fundamental para os professores que queiram inovar em sua prática, tenham nos jogos e brincadeiras aliados permanentes, possibilitando às crianças uma forma de desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e físicas, de forma prazerosa e participativa, uma vez que os jogos e brincadeiras são de grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem.

Para que as etapas de construção do conhecimento matemático ocorram, é importante a estimulação através dos jogos e brincadeiras, pois a criança sente prazer em brincar. Por meio deles a criança passa a conhecer o papel da matemática no seu cotidiano.

Eu e outras três colegas fizemos um trabalho da faculdade, com crianças de cinco anos e podemos comprovar como foi prazeroso para as crianças a construção do conhecimento dos números através do jogo o boliche de latinhas. Outra experiência fantástica, foi na sala de 2° onde faço estagio, a professora explicou sobre números maiores e menores, nem todos os alunos compreenderam, ela ficou nervosa dizendo que era muito cedo para aprender essa ordem de maior e menor. Fiquei com esses alunos na sala, e decidir que eles iam entender sim,o que é maior e menor, pedir para eles sentassem e duplas e dei um dado para que eles brincassem quem iria tirar o numero maior de bolinhas do dado, brincamos uns vinte minutos e logo em seguida dei uma atividade onde todos já tinham entendido o que era um numero maior e menor, foi fantástico.

Os jogos e brincadeiras realmente contribuem para a construção do conhecimento matemático,desde que sejam usados em atividade lúdica prazerosa e com questionamentos do professor, respeitando as etapas de desenvolvimento intelectual da criança.

Por Isabel Cristina Scherrer

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário