quinta-feira, 28 de maio de 2009

MATEMÁTICA SE APRENDE BRINCANDO




Nas séries iniciais preocupamo-nos com a aprendizagem formal, as crianças devem estar sentadas, quietas e sempre olhando para lousa.


Mas a criança aprende neste contexto militarista.


Será que uma criança que sabe seguir uma fila, consegue aprender melhor que outra criança que segue a fila de maneira incorreta?


Sob minha perspectiva sim, todos são capazes de aprender igualmente. Comportamento nem sempre interfere na construção do conhecimento.


Analiso que uma criança que joga dominó, sabendo encaixar as pedras adequadas, consegue de alguma forma reconhecer números, cores e as regras do jogo.


A criança quando brinca, quer conhecer a brincadeira; e se motiva a aprendizagem lúdica, interativa e criativa. Brincar é uma coisa muito séria para a criança.


Brincando ela se relaciona, aprende com os demais, neste convívio social estabelece uma relação dialógica e criativa(Paulo Freire).


Também vê neste contexto recursos para estabelecer vinculo entre o seu conhecimento prévio e o conhecimento formal. Dai da outras possibilidades e segue para o registro estabelecido socialmente e principalmente na escola.


O jogo motiva e concretiza este vinculo entre o que penso e o que é estabelecido socialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário