quinta-feira, 28 de maio de 2009

Recurso dos jogos no ensino da matemática


O jogo no ensino da matemática é um importante recurso para desenvolver o conteúdo, estimular o aluno e também despertar no mesmo o interesse e prazer por desenvolvê-lo. Além disso desenvolve o raciocínio lógico e favorece no trabalho emocional, cognitivo e social da criança, e ainda de acordo com Moura : “Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, um certamente é consensual: ensinar a resolver problemas”, ação a qual os jogos desempenham muito bem.
Utilizar os jogos como objetos pedagógicos exige do profissional, no caso professor, uma intencionalidade, afinal o jogo não deve ter fim por si só, deve ser trabalhado relacionando os conteúdos de forma lúdica, garantindo assim o objetivo do conhecimento cientifico.
Segundo Smole,2000:
“... acreditamos também que brincar é mais que uma atividade lúdica, é um modo para obter informações, respostas e contribui para que a criança adquira uma certa flexibilidade, vontade de experimentar, buscar novos caminhos, conviver com o diferente, ter confiança, raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar. Ao brincar a criança adquire hábitos e atitudes importantes para seu convívio social e para seu crescimento intelectual e aprende a ser persistente, pois percebe que não precisa desanimar ou desistir diante da primeira dificuldade.”

As leituras e também a experiência com os jogos na atividade proposta pela professora Maria Helena no curso de pós graduação da Faculdade Sumaré, proporcionou a todos os envolvidos grandes reflexões, afinal é indiscutível a eficiência dos jogos, mas o vemos tão pouco nas salas de aula, ou ainda, quando vistos tão distantes da forma que realmente deveriam ser utilizados. Com a apresentação dos trabalhos ficou nítido o sentido funcional do jogo nas atividades escolares, possibilitando assim a compreensão de forma prazerosa o que com certeza será mais significativo para a construção do conhecimento do aluno.

Bibliografias

SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patrícia. Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática. Porto Alegre, Artmed, 2000, p.9-20.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a Construção do Conhecimento matemático
DAIANE FANTINATI RA 0820598

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