terça-feira, 26 de maio de 2009

O JOGO E A MATEMÁTICA

“Ao realizar atividade proposta para elaboração do jogo com as crianças relacionando a matemática, a principio fiquei apreensiva, pois a primeira coisa que me veio em mente é que devo atingir um objetivo e que esse objetivo resulta na matemática, mas ao realizar a atividade percebi que o jogo nos proporciona facilidade para lidarmos com situações-problema que por muitas vezes pensamos que não serão resolvidas”.

Quando jogos são propostos para as crianças, a reação mais comum entre eles é de alegria e interesse pela atividade, pelo material e pelas regras, mas o interesse e alegria pelo jogo simplesmente não bastam, é preciso que haja uma intervenção pedagógica a fim que esse jogo seja útil na aprendizagem de conceitos. É necessário também que essa atividade represente um desafio, que seja capaz de gerar "conflitos cognitivos", que segundo Jean Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do sujeito.

As crianças aprendem muito com os jogos, pois a partir de situações exploradas por eles, as crianças conseguem chegar a uma estruturação lógica, e segundo Piaget o jogo é a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.

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