sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jogos Matemáticos

Com a intenção de realizar uma brincadeira que contemplace o ensino da matemática, escolhemos o jogo "tapão" com o objetivo de desenvlover nas crianças: expressão corporal; atenção; sequência numérica; rapidez de raciocínio; interação em grupo; cumprimento de regras.
A atividade proposta foi realizada em uma abrigo na cidade de São Paulo, com crianças de idade entre 6 e 7 anos.
Desenvolver essa brincadeira contemplando uma proposta de trabalho de Matemática, foi uma exploração das idéias matemáticas, não apenas numéricas. Mas também com prazer e curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
De acordo com Kátia Smole (2000), uma proposta com jogos incorpora contexto do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas.
Essa atividade foi muito significatica tanto para as crianças, quanto para nós educadoras. Enquanto brincavam, as alunas ampliaram suas capacidades corporais, sua consciência do outro, a percepção do espaço. Constatamos essa afirmações, depois de propor que as alunas fizessem um desenho do que perceberam no jogo.
Com relação a matemática, quando as crianças brincaram se defrontaram com desafios e problemas e buscaram soluções para as situações a elas colocadas. E, especificamente nessa atividade proposta as crianças tiveram que: raciocinar; aprender a perder; ter atenção; interagir com o grupo e com o meio; cumprir regras e lidar com os números.
Roberta Carvalho Zilio - R.A 0821140

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