sexta-feira, 29 de maio de 2009

“O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO”

Tradicionalmente, jogos e brincadeiras sempre foram vistos nas escolas, somente nas horas do recreio ou no pátio, porém por meio de vários estudos, vimos que essa concepção deve ser melhor utilizada, pois o brincar é uma das atividades mais importantes da infância, porque é brincando que ocorrem as trocas, as crianças convivem com suas diferenças, proporcionando assim o desenvolvimento e a aprendizagem.

Tudo isso, porém só é viável com a intencionalidade pedagógica do professor, que partindo do que as crianças já sabem deverá planejar as atividades para uma aprendizagem significativa para as mesmas.

Ao iniciar a atividade o educador deverá fazer uma roda de conversa,dar espaço para os alunos se expressarem, explicar o que será feito, tendo claramente os objetivos em questão, nunca perdendo a ludicidade da brincadeira, pois assim conseguirá atingir até os alunos mais displicentes.

Quando apliquei a atividade de boliche e sequência lógica com as crianças, fiquei muito apreensiva, com dificuldades em deixar as crianças pensarem, para assim poderem criar hipóteses a respeito do jogo, criar estratégias e conseguirem um melhor resultado.

Por isso é muito importante, a reflexão sobre a atividade dada, avaliar o que foi benéfico e o que poderia ser melhor, qual intervenção adequada e em que momento fazê-la, sem desprezar o processo, a organização que cada criança fez para chegar ao resultado.

Com isso, concluo que a construção do conhecimento matemático por meio de jogos e brincadeiras é uma estratégia dinâmica e eficiente, pois motiva e desafia as crianças a pensarem encontrando assim as melhores soluções para resolverem problemas.
Por: Lucinéia Lessa RA:0821711

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