sexta-feira, 29 de maio de 2009

A concepção da criança no desenvolvimento infantil e na aprendizagem da matemática através dos jogos.

O ser humano se encontra em permanente desenvolvimento, não somente na infância, mas durante a vida toda. Na infância a criança se desenvolve fisicamente, ela cresce e os seus órgãos se aperfeiçoam, e a medida que ela se desenvolve o seu cérebro também vai se desenvolvendo através dos estímulos que a criança recebe para o sentido e através dos seus movimentos, até + ou – os seus seis anos de idade a criança não tem a sua memória desenvolvida e quanto menor ela for menos ela consegue se lembrar voluntariamente dos fatos.
Mas não se significa que o que ela vivência não tem importância, muito pelo ao contrario essa vivência atinge ela de uma forma mais profunda podendo até influenciar a sua estrutura física e mental. Por ela ainda não ter as suas potencialidades cognitivas a disposição, ela aprende através de imitação e absorve tudo o que esta ao seu redor sem o filtro da consciência que nos adultos temos.
Por isso é muito importante o brincar nesta fase, porque é através da ação que ela aprende mais facilmente.Para o educador isto significa ensinar através do exemplo da organização do ambiente e de um espaço de liberdade, podendo assim, no aprendizado do ensino da matemática adquirir noções de ordem, diferenciar tamanhos formas e quantidades, a própria rotina do dia-dia serve como conteúdo pratico do aprendizado da matemática, tendo como estratégia a organização do ambiente, como: arrumar os brinquedos depois de brincar colocando cada tipo de material no seu local por ordem de tamanho, forma ou cor e etc, até mesmo ao colocar a mesa, pode-se observar a quantidade de criança para se ter a noção de quantos pratos e talheres serão necessário, não deixando de observar quem faltou no dia e assimilar quantas crianças faltaram.
Outra forma de se trabalhar com o ensino da matemática é usando materiais como pedrinhas ou sementes para visualizar e aos poucos ir adquirindo o habito de contar.
Podemos também trabalhar com o ritmo(música), andando, pulando, com os pés e mãos fazendo assim dessa aula prazerosa, deixando assim que a criança se sinta estimulada a querer a aprender mais, sem se sentir constrangida ou se sentir obrigada porque algo lhe foi imposto, e sim fazer por querer fazer.

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