O Papel dos Jogos e Brincadeiras na construção da Matemática
Aprender matemática é mais que decorar tabuada e regras. No momento da aprendizagem da matemática a criança precisa, desde de já, descobrir qual o verdadeiro sentido de aprender matemática e quanto ela se faz presente em sua vida. Através das atividades com jogos e brincadeiras, a criança passa a entender melhor a aquisição da matemática, descobrindo ao longo do seu desenvolvimento, qual o verdadeiro significado que os números têm no seu cotidiano, porém para que isso aconteça às atividades oferecidas precisam ter objetivos e serem prazerosas em aprendê-las. Trabalhando com jogos e brincadeiras, aprender matemática deixa de ser um bicho-de-sete-cabeças, proporcionando aos alunos aprendizagem e ao mesmo tempo divertimento.
Os jogos e brincadeiras têm um grande papel na aprendizagem da matemática, porque por mais simples que seja o jogo ou a brincadeira é possível observar, o desenvolvimento: cognitivo, emocional e a interação social do aluno.
Patrícia de Carvalho
Turma C
Ra 0821722
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O lúdico no ensino da matemática
ResponderExcluirHá muitos recursos que podemos utilizar para o ensino da matemática, um destes recursos que podemos adaptar são os jogos diversos.
Este tipo de recurso desperta o lúdico e faz parte do cotidiano da criança,
como esse tipo de recurso desperta o imaginário, a criatividade da criança e traz interesse por parte dela para aprender melhor a contagem dos números, resolver problemas, desafios, a mesma fica bem atenta, tem agilidade , rapidez e ainda se concentra sociabiliza e interage no todo se desempenhando com os outros integrantes do grupo para realizar a tarefa.
O jogo é sim um recurso para o ensino da matemática, porém, para ser realizado são necessários seguir regras estabelecidas préviamente, ser elaborado, explicado e direcionado para a criança, enfim ter uma finalidade focada de forma adequada para este ensino, deixar claro que uma atividade prazerosa e que tem a finalidade do ensino e não um jogo de azar.
Vale lembrar e enfatizar para a criança, que nem sempre é possível garantir todas as condições ao mesmo tempo e mais importante procurar mantê-las e que nem sempre é passível de se vencer todos os jogos.
É bom não esquecer, que mesmo sendo uma atividade com jogos faz necessário organização da tarefa, o professor ou quem esta aplicando a atividade auxiliar a criança, que vai garantir a máxima circulação e absorção de informação possível aos alunos, por isso situações propostas devem prever o intercâmbio e a interação entre eles.
É necessário preparar os alunos antes de toda e qualquer mudança ou qualquer novidade, é preciso pontuar o tempo e sua organização do espaço, formas de agrupamentos, preparar os materiais previamente, pontuar as propostas da atividade e demais aspectos que interfere nos resultados do trabalho.
É preciso apresentar a atividade de maneira que incentive o aluno a dar o melhor de si mesmo, e acreditar que sua contribuição é importante e para todos os demais participantes.
Criar uma ambiente favorável e agradável para a aprendizagem, e ao desenvolvimento e criar um conceito positivo e autoconfiança na sua capacidade de enfrentar situações e desafios.
Explicar para o aluno, desde uma simples adição,ou brincar de bolinha de gude com o coleguinha, trocar figurinhas ou ir comprar doces em uma bomboniere ou data do seu aniversário, a todo momento esta acontecendo o aprendizado da matemática, e que isso se faz presente a todo momento em sua vida, que ele goste da matemática de forma natural, lembrar que o mesmo tem condições de realizar esses desafios .
Alessandra A Messas RA: 0821688