quarta-feira, 27 de maio de 2009

"O papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento matemático".



"O jogo e a matemática"
"Percebemos que desde muito cedo a criança passa a maior parte do tempo brincando, isso nos mostra que ela tem um verdadeiro fascinio pela brincadeira".
Trabalhar com os jogos na sala de aula é uma forma da criança aprender com ludicidade e tornar a matemática mais atrativa. O professor deve se atentar para a escolha de um jogo, pois não deve ser aleatória, é necessário selecionar um conteúdo, relacionar conceitos, pensar em matérias, estudar contextos, observar os alunos e refletir sobre a eficácia do que é proposto. O jogo deve ser visto pelo professor como uma proposta pedagógica para que o nosso aluno aprenda de forma eficaz.
Nas atividades realizadas com as crianças sobre os jogos matemáticos, pudemos perceber o quanto há envolvimento, desejo, vontade, competição, motivação na hora de jogar, isso torna importante o nosso trabalho pedagógico, pois as crianças aprendem muito com os jogos, pois a partir de situações exploradas por eles, as crianças conseguem chegar a uma estruturação lógica, e segundo Piaget o jogo é a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.
O jogo é uma atividade dinâmica, interessante para o aprendizado da criança.
Adriana Gonçalves Albuquerque
RA: 0821725

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