sexta-feira, 29 de maio de 2009

A importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemática

Algum tempo atrás os jogos e as brincadeiras não eram utilizados para se trabalhar na sala de aula. Sendo que os mesmos existem algo que ultrapassa as necessidades imediatas da vida e dar um sentido à ação, alem de estar presente na matemática e no desenvolvimento da autonomia.
Mas hoje nos sabemos que os jogos e as brincadeiras contribuem muito no ensino de matemática. Através deles, o educador poderá buscar estratégia para que o aluno possa ter a compreensão do que está sendo proposto pelo mesmo. Exemplos:

- O jogo de boliche pode estar estabelecido, vários objetivos, como regras, exigem do participante concentração, tempo de espera ou não, respeito e entre outros. Além de poder trabalhar vários conceitos matemáticos e conceitos que são imposto pela sociedade.
- Os jogos de construção ou formas geométricas, podem trabalhar com a representação do objeto, quantidades, espessura, forma, tamanhos, cores e vários outros conceitos matemáticos e sociais.
- Brincadeira de amarelinha que estimula a criança ter as noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, a multiplicação, a divisão, a subtração e a soma, além de estimular à habilidade do equilíbrio e concentração.

Oferecer condições para o aluno aprender e fazer com que ele descobre a autonomia do objeto e mais, constrói a sua própria autonomia.
Através dos jogos e das brincadeiras o individuo se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebendo como ele é e a importância dos elementos que recebe em sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura de seu tempo.
Para vygotsky, “Na medida em que cresce, a criança impõe ao objeto um significado. O exercício do simbolismo ocorre justamente quando o significado fica em primeiro plano. Do ponto de desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas”.

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