quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os jogos auxiliam a criança a se expressar com liberdade

"Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação"
Roterdá
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança a expressar-se com liberdade, através da interação sociológica e dialógica. Uma estratégia de alfabetização é trabalhar em agrupamento, já que a troca de conhecimentos leva à reflexão sobre a escrita e faz todas as crianças avançarem.
Mudanças nos paradigmas da educação que priorizam a aprendizagem em grupo, motivando-os a aprendizagem inovadora onde o professor é o mediador e não o único transmissor de conhecimento. A educação é um ciclo onde eu aprendo e ensino.
Os jogos incentivam a reflexão formalizam de maneira democrática regras e conceitos, de maneira que a criança não se preocupa com o registro. É um trabalho produtivo em grupo em que todas tem autonomia e não precisam da direção constante do professor.
Na séries iniciais é muito produtivo, pois formalizam o conhecimento sem escrever. Auxiliam a testar e avançar nas suas próprias hipóteses. Já que a matemática fora nos ensinada de maneira tradicional, rigída e rústica, não nos proporcionando criar e levantar hipóteses do objeto novo.
A matemática é geradora de vários conhecimentos e gera novas curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário