quinta-feira, 28 de maio de 2009

JOGOS E BINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO




Novos, tempos novas técnicas, novas regras.
E porque não, uma nova forma de ensinar a matemática?
Assim como os tempos mudaram, as regras pedagógicas também foram ampliadas e com elas vieram novas técnicas para simplificar o ensino da tão temida matemática.
Jogos e brincadeiras são práticas que podem auxiliar muito na hora de ensinar os pequenos. O lúdico faz parte da vida das crianças é através de brincadeiras que eles expõem seus sentimentos e desejos e aprendem brincando.
Já foi a época em que se ensinavam regras para serem decoradas sem dar sentido a elas. Tudo fica mais simples e prazeiroso quando entendemos como funcionam, principalmente se forem em forma de brincadeira, sem obrigações.
Jogos matemáticos são formas de ensinar a criança a entender o que é a matemática, para que serve e fazer com que elas usem o raciocínio lógico brincando. As brincadeiras podem englobar toda a área matemática como geometria, estatísticas, medidas, tamanhos, além dos números, podemos trabalhar ainda a realidade vivida pelos alunos como por exemplo fazer compras.
Cabe ao professor saber diversificar sua aula, torna lá mais atrativa e ainda criar expectativa para a próxima que será dada. Faça a diferença para seus alunos, transforme sua aula em uma grande brincadeira que os resultados serão de grande valia para todos.
Segue abaixo dica de um jogo divertido que pode ser jogado por crianças e adultos, ele ajuda a desenvolver: expressão corporal, atenção, sequencia numérica, rapidez de raciocínio, interagir em grupo e reação com sucesso ou insucesso.

Jogo Tapão
Jogo com cartas de baralho ou cartas com números de 1 a 10
Regras: As cartas com a letra A devem corresponder ao número 1, as com as letras J/K/Q correspondem ao número 10.
Deve ser utilizado dois baralhos.
Distribuir a mesma quantidade de cartas para cada jogador, as mesmas devem permanecer viradas para baixo.
Tirar 2 ou 1 para decidir que será o primeiro a jogar e os seguintes.
Cada jogador deve jogar na mesa uma carta de cada vez e dizer um número na sequência numérica de 1 á 10 e repeti-la cada vez que chegar em 10. Todos os jogadores devem estar atentos ao número falado pelo jogador e ao número da carta jogada na mesa, caso o número seja o mesmo os jogadores deverão bater a mão sobre as cartas, o último a bater fica com o montante. Ganha o jogo quem acabar primeiro com as cartas da mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário