sexta-feira, 29 de maio de 2009

JOGOS E BRINCADEIRAS NA MATEMATICA

As noções matemáticas podem ser complicadas para as crianças e não adianta estudar se não entenderam. Quando a criança entende os conceitos e aprende a lidar com os números obtém um resultado muito superior.
Desta forma, o trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica que possa vir a contribuir com uma melhor aprendizagem, bem como promover uma reflexão sobre a metodologia empregada no ensino. Neste sentido, a importância de atividades lúdicas na implementação da metodologia aplicada. O uso de jogos já é considerado como estratégia pedagógica facilitadora para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. É da troca entre o sujeito e o meio físico e social que naturalmente o individuo constrói o próprio saber. Para que a criança desenvolva com mais abrangência o pensamento é necessário que ocorram atividades de forma espontânea e dirigida, tendo em vista atender alguns objetivos específicos.
No jogo da memoria que fizemos com as crianças de 6 e 7 anos, apresentamos o jogo e explicamos como jogava e suas regras, depois que eles jogaram observei que conseguiram relacionar os numeros com as quantidades e o melhor que se sentiram muito felizes com o jogo, chegando a comentar que queria que as aulas fossem com jogos.
Com isso aprendi que a matematica pode ser ensinada de varias formas e em qualquer lugar.
Osleide Polvora
RA: 0820684

Um comentário:

  1. O papel dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento Matemático.
    As necessidades cotidianas dos alunos fazem com que eles desenvolvam sua inteligência cognitiva, emocional, moral e social, levando ao desenvolvimento do raciocínio lógico.
    Os jogos e as brincadeiras são atividades naturais que estabelecem relações entre o já conhecido e o novo, provocando articulações entre o novo e o imaginário.
    O aspecto lúdico do ato de jogar e de brincar mobiliza conhecimentos, divertindo-se as crianças aprendem a relacionarem-se e a descobrir o mundo a sua volta. Desenvolvendo habilidades do pensamento, na qual os alunos possam, reconhecer problemas, brincar e selecionar informações, tomar decisões, vencendo obstáculos criados por sua própria curiosidade, vivenciando, assim, o que significa fazer matemática.
    A criança que brinca, adquiri um conhecimento cada vez mais elaborado, ampliando suas capacidades e habilidades cognitivas.
    As brincadeiras e jogos devem fazer parte do currículo escolar, já que, promovem a aquisição dos conceitos matemáticos, favorecendo a compreensão de regras importantes na escola e na vida.
    Concluí que:
    Os conteúdos analisados, a aplicação da atividade; “O lúdico no ensino da matemática”, e minha prática educativa me permitem analisar situações de aprendizado que envolva jogos e brincadeiras como um aprendizado prazeroso e significativo, capaz de aprimorar noções matemáticas em diferentes contextos.
    Porém o professor deve entender como o aluno aprende ter intencionalidade e clareza de suas próprias concepções, para que as escolhas pedagógicas definam, objetivos e conteúdos que envolvam situações cotidianas a serem trabalhadas por meio da ludicidade.

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