sexta-feira, 22 de maio de 2009

O JOGO E A MATEMÁTICA


Vocês podem imaginar o poder de um jogo no ensino/aprendizagem da Matemática?
Talvez até o momento não. E sabe por que? Muitos ditos "educadores" não conseguem ver a importância daquilo que parece ser uma simples brincadeira pode ter para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
O jogo ou brincadeira como alguns dizem, sempre traz algumas regras, que para seguí-las precisamos ativar várias áreas do nosso cérebro.
Por este motivo, o jogo é altamente recomendado pelos PCN's e RCN's de Matemática. Ao lermos estes documentos podemos concluir que devemos utilizar amplamente os jogos na Educação Infantil e Séries Iniciais do Fundamental I.
A criança neste momento de aprendizado ainda está muito ligada ao lúdico, daí a importância do jogo, pois podemos ensinar sem mecanizar. Ao contar quantas peças tem determinado jogo, quantas casas andar, é acionado no cérebro a área responsável pelo raciocínio lógico de uma maneira muito eficiente e ao mesmo tempo prazeroza para a criança, para ela tudo não passa de brincadeira.
Então colegas, vamos brincar mais?
Devemos ter a consciência de que não estamos apenas brincando ou "jogando", como alguns podem dizer, tempo fora. Estmanos na verdade trabalhando com a interdisciplinariedade que tanto faz bem, estamos ensinando além de matemática, respeito, regras, reciclagem, etc.
Cláudia de Sousa Russo
RA 0820672 - Turma C

2 comentários:

  1. O jogo e a matemática

    Através dos jogos e brincadeiras, a criança será capaz de construir seus conhecimentos e desenvolver habilidades de forma mais prazerosa, onde a representação matemática ficará mais clara, vindo de um mundo de onde elas já conhecem e que gostam muito. Através da ludicidade, podemos proporcionar às crianças a troca de informação entre elas, o que é muito válido. Quando os jogos são propostos às crianças, logo a princípio já percebemos a empolgação e o interesse que vem delas, que perguntam como será o jogo, e a que resultado precisarão alcançar para vencer, e nessa parte entra o professor com a intervenção pedagógica.

    O conhecimento matemático não pode apenas ser memorizado pelo aluno, e sim ser compreendido, não apenas em conceito, já que a matemática é utilizada sempre em vários momentos de nosso dia. Conhecendo o contexto social do aluno e interagindo a seus conhecimentos prévios para que tenham uma evolução e desempenho significativos, não esquecendo de buscar o “como a criança aprende”.

    O Desafio dos jogos e brincadeiras fará com que a criança seja estimulada a raciocinar, pois surgirão dúvidas, reflexões e muitas vezes até críticas de si mesmo. Eu e mais duas professoras realizamos um jogo da memória com crianças de idade entre 6 e 7 anos, onde elas deveriam além de memorizar, estabelecer relação entre a representação do número e sua quantidade, que vinha indicada por objetos. Dos alunos que participaram da brincadeira, apenas um disse não ter gostado do jogo, pois ainda não reconhecia todos os números, e por isso encontrou algumas dificuldades que os outros já não tinham, foi um trabalho muito gratificante, pois é muito interessante ver como eles agem frente as variadas situações que surgem no jogo.


    Elaine Maciel RA 0820655 Turma C

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